
No mundo corporativo, se manter atualizado é de extrema importância para uma empresa. Entender quais tecnologias devem ser implantadas pode transformar a rotina de trabalho de uma organização.
Nesse cenário, a modernização de processos tem um papel fundamental, e contar com um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) adequado para a realidade da empresa pode ser de extrema importância.
Inclusive, é fundamental procurar outros ERPs para acompanhar a evolução do negócio, e garantir que as necessidades da empresa sejam atendidas. Não atualizar o sistema de gestão utilizado pode gerar dores de cabeça e mais prejudicar do que ajudar.
Por isso, separamos aqui alguns pontos importantes para te ajudar a entender o melhor momento para trocar de ERP.
Como saber se sua empresa precisa de um novo ERP?
Trocar de ERP é um processo trabalhoso, que pode gerar incômodo, principalmente se sua empresa já está acostumada ao sistema de gestão que utiliza.
Porém, como citado anteriormente, ter um ERP que acompanhe a evolução de sua empresa é muito importante. Portanto, é necessário analisar alguns fatores e entender se realmente é necessário uma troca de sistema.
1. ERP não está alinhado com a necessidade da empresa
Entender onde seu negócio se encontra é importante. Muitas vezes, a empresa cresce e seu sistema não tem a capacidade necessária para os processos que ela quer implementar.
2. Usabilidade ruim
Um sinal importante que pode indicar a necessidade de troca é caso os colaboradores tenham dificuldade para utilizá-lo. Isso prejudica muito a rotina de trabalho da empresa, e afeta na produtividade e resultados do negócio.
3. Falta de atualização
Outro sinal latente é quando o sistema utilizado não tem atualizações para correção de erros ou outros problemas pequenos que limitam e dificultam seu uso.
4. O ERP não é integrado ou colaborativo
Não ter processos internos integrados pode atrapalhar a rotina da empresa e a agilidade na realização de tarefas no dia a dia. Ter um sistema que não permite a colaboração também pode dificultar processos e afetar diretamente na satisfação do cliente.
5. Sua empresa ainda utiliza métodos manuais
Um sinal de que o seu ERP não está sendo efetivo e ajudando na rotina dos colaboradores é o uso de planilhas, por exemplo. O propósito de um sistema automatizado é justamente sanar a necessidade de utilização de processos manuais.
6. Seu ERP não segue novas legislações
Outro ponto muito importante é entender se o seu software se mantém em conformidade em relação a obrigatoriedades ou novas legislações impostas pelo governo.

O que levar em conta para trocar de ERP?
Agora que você já entende os pontos de atenção para trocar de ERP em seu negócio, é importante estar ciente do que é preciso levar em consideração para achar a opção ideal para sua empresa.
Entenda sua empresa
Pesquise internamente para entender muito bem o momento no qual sua empresa está, suas necessidades e dores, para entender bem qual ERP pode suprir suas necessidades.
Integração de informações
É importante escolher um sistema que tenha informações integradas, algo que vai otimizar a rotina na hora de executar projetos e analisar dados.
Eficiência
É importante escolher um software que acompanhe o momento em que sua empresa se encontra, e que reduza completamente a necessidade do trabalho manual, algo que ajuda a ter informações de maneira ágil.
Usabilidade facilitada
Ter um sistema que tem uma usabilidade intuitiva é importante para que seus colaboradores sejam engajados e utilizem o sistema com eficiência.
Busque um bom fornecedor
Pesquisar a fundo no mercado é necessário para escolher uma empresa confiável, olhando sua carteira de clientes, sua experiência de mercado, sua área de atuação e sua especialidade.
Agora que você já entende todos esses pontos, pode começar sua procura por um novo ERP! Assim, otimizando processos e garantindo que sua empresa evolua ainda mais.