
Para lidar com o grande volume de informações envolvidas na operação de uma distribuidora, é preciso estabelecer um sistema de gestão, também conhecido como ERP, organizado e ágil para auxiliar os colaboradores e garantir bons resultados.
Com a evolução da tecnologia, alguns sistemas surgiram para ajudar os gestores de pequenos a grandes negócios. E se tornaram essenciais para manter as empresas competitivas no mercado.
Um sistema para distribuidora, respeitando as particularidades do setor, evita a ocorrência de erros, traz mais agilidade para o dia a dia e integra os setores. Além de diminuir custo operacional, aumentar a performance e, consequentemente, o faturamento. Preocupações que rodeiam os gestores.
Fatores para escolher um sistema de gestão para sua distribuidora
Custos operacionais, melhorias dos sistemas e suporte para crescimento são dores comuns para as empresas. E, no setor das distribuidoras, isso pode se atenuar com uma dinâmica mais agitada e corrida.
Por isso, escolher a automação do sistema de gestão é uma saída para melhores resultados. Depois de realizar uma análise das necessidades do seu negócio, é preciso procurar um sistema que os atenda e otimize seus processos de negócio.
Há diversas opções no mercado, por isso, além de funcionalidades essenciais, observar aqueles benefícios que são pensados para o setor de distribuição é relevante.
Funcionalidades essenciais de um sistema para distribuidora
Algumas funções de um sistema de gestão são essenciais para um bom encaminhamento dos processos. Ao aderir à automação da operação, melhores resultados podem logo ser vistos.
Monitoramento de itens
Com um sistema implementado, a distribuidora pode realizar o controle e rastreabilidade de produtos, sabendo quais são e onde estão localizados cada um.
Controle de entregas
É possível também criar rotas de entrega, tendo uma padronização e maior controle de informações por região de destino.
Planejamento de compras
Com as informações monitoradas em tempo real, o próprio sistema é capaz de estabelecer sugestões de volume para compras. Assim, tornam-se mais controláveis os gastos e tem-se mais eficiência no gerenciamento do estoque.
Análises de rentabilidade
É possível simular a rentabilidade de orçamentos com as informações armazenadas em todo o processo no sistema. Auxiliando na fidelização dos clientes e incentivando os vendedores com análises mais realistas.
Afinal, por que escolher um software ERP?
A automação de processos de negócios com um sistema de gestão já é realidade para muitas empresas. E para ter competitividade no mercado, é preciso acompanhar esse avanço tecnológico que propicia a otimização da operação escolhendo o melhor sistema.
Um software ERP permite que dados e informações antes planilhados de forma manual possam ser concentrados em um lugar com acesso em tempo real para os setores envolvidos nessa operação.
Com ele, o retrabalho e os erros são reduzidos, ganhando mais assertividade em relatórios e análises. Assim, é mais visível como trabalhar com novas estratégias de vendas para aumentar a rentabilidade de sua distribuidora.
Vantagens de aderir a um software ERP para distribuidora
Com um software ERP, sua distribuidora tem mais agilidade e competitividade. Um sistema integrado permite novas oportunidades para seu negócio.
1. Gestão Financeira
Preocupações, como fluxo de caixa, gestão de contratos, contas a pagar e receber, além de fechamentos, emissão de notas e relatórios, são comuns a todo negócio. E, só com uma gestão financeira efetiva, os gestores poderão avaliar problemas e oportunidades.
O ERP permite que essas movimentações sejam acompanhadas em tempo real, para validações de estratégias mais rápidas e assertivas.
2. Integração de departamentos
A integração de setores com software ERP pode evitar erros, já que todas as informações estarão conectadas e armazenadas em uma única plataforma. Isso reflete em mais velocidade e confiabilidade, com uma visão sistêmica da operação.<h3> 3. Relatórios otimizados
Ter uma visão com relatórios otimizados pode identificar falhas no processo e na produtividade. Com um ERP, esses relatórios se tornam mais completos e emitidos em poucos minutos, já que as informações estão concentradas no mesmo lugar.
4. Visão geral dos canais de vendas
Em casos de ofertas de produtos em diversos canais, como loja física e online, as distribuidoras podem ter mais dificuldade em controlar suas operações. Mas, com um software ERP, é possível ter controle total dos itens e monitoramento até a efetivação da entrega.<h3> 5. Controle e planejamento
O software ERP, como o Integrate SAP Business One, concentra as informações para que gestores possam acompanhar a operação e ter controle total de suas etapas. Com dados confiáveis e assertivos, é possível criar novas estratégias, se planejar quanto aos preços, distribuição, produtos e mais.
Otimização de processos de negócios com software ERP
Um software ERP é uma opção segura para as distribuidoras melhorarem e integrarem seus processos. Empresas que acompanham os avanços tecnológicos para otimizar sua operação têm mais chances de ter melhores resultados e rentabilidade.
E, conhecendo as necessidades do setor, um ERP pode auxiliar no desenvolvimento de empresas que desejam implementar a gestão de negócios. Assim, alcançar os objetivos estabelecidos neste ano torna-se mais simples e palpável.
Faça a escolha pelo software ERP ideal para sua distribuidora e automatize processos para melhores resultados de gestão.