
Os sistemas integrados de gestão empresarial (ERPs) revolucionaram a administração de negócios, que antes utilizavam diversas planilhas para controle e monitoramento de seus dados, mas que, com a chegada desses softwares, passaram a ter as informações de todas as áreas da empresa interligadas em um só local.
Esse novo cenário gera menos retrabalho para colocar informações em diferentes lugares, além de mais assertividade entre esses dados, isso porque a automação da maioria dos ERPs ajuda na produtividade dos colaboradores e na análise de informações mais corretas por parte dos gestores.
Se a sua organização ainda não trabalha com um software de gestão ou se trabalha e quer dar um upgrade, está na hora de você conhecer as vantagens ao implantar uma solução de sistema de gestão empresarial integrado em detalhes.
O que é um sistema de gestão empresarial (ERP)?
Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são sistemas que existem com esse nome desde a década de 1980, ou seja, eles acompanharam e cresceram junto com a evolução da rede de computadores.
Esses softwares foram criados para promover automação de processos manuais e gerar mais produtividade para as companhias. Atualmente, essa ainda é a principal vantagem desses sistemas, mas eles estão muito mais modernos, facilitando diversos processos nas companhias.
De acordo com o Portal ERP, esses sistemas são responsáveis por cuidar de todas as operações diárias. Do financeiro ao fluxo de caixa, recursos humanos, controle de estoque, geração de nota fiscal, parte fiscal e até alguns casos específicos de módulos para segmentos.
Sistema em módulos
A maior parte dos ERPs acontece em sistema modular, pela visão de departamentos de uma companhia e/ou pela visão do segmento em que o negócio atua. De acordo com o Portal ERP, essa divisão se dá assim:
- Módulos por departamento: Contábil, Financeiro, Fiscal, Estoque e outros. Ou seja, são os módulos ligados à administração de empresas de forma geral. Com os módulos bem divididos, os funcionários têm acesso apenas à área da empresa em que atuam.
- Módulos por segmento: São módulos voltados para especificações do segmento, por exemplo, em softwares de gestão voltados para produtores rurais, existe um módulo de Planejamento de Safra dentro do ERP. Esses módulos são chamados de verticais.

Principais vantagens de um software de gestão empresarial
Um sistema integrado de gestão empresarial oferece diversas vantagens a uma companhia, mas elas são diferentes quando comparamos um ERP local (on-premise) com um ERP em nuvem.
Segundo a SAP, os softwares mais modernos geralmente oferecem a seus usuários:
- Mais produtividade: otimize e automatize seus principais processos de negócios para ajudar na economia de tempo e recursos.
- Insights de grande alcance: crie uma fonte única de informações e tenha respostas rápidas para questões essenciais dos negócios.
- Rapidez na emissão de relatórios: trabalhe com base em insights e melhore o desempenho em tempo real.
- Diminuição de riscos: maximize a visibilidade e o controle dos negócios, assegure compliance com as exigências regulatórias e preveja e previna riscos.
- TI mais simples: utilizando aplicativos integrados de ERP que compartilham um mesmo banco de dados, você simplifica as operações de TI e oferece a todos um modo mais fácil de trabalhar.
- Agilidade aumentada: com operações eficientes e acesso direto a dados em tempo real, você identifica novas oportunidades e responde rapidamente a elas.
Vantagens para todos os tamanhos!
Empresas de pequeno, médio e grande porte podem implementar sistemas de gestão em seus negócios. Vale a pena ressaltar que quando a companhia possui mais de uma unidade, os ERPs ajudam a interligar os dados à matriz da empresa.
ERP nos segmentos
Diferentes segmentos dependem de seus sistemas de gestão por motivos distintos, por exemplo, os atacadistas estão focados em custos de distribuição e no aumento da rotatividade do estoque – portanto, o módulo de controle de estoque precisa atender bem a esse segmento.
Já as empresas prestadoras de serviços necessitam de tecnologia de ERP móvel, e muitas delas também necessitam de ERPs integrados a CRMs (Customer Relationship Management).
Na indústria, os sistemas de gestão são mais focados na linha de produção e na cadeia de qualidade dos produtos. Enquanto no varejo, os sistemas de ERP mais modernos (como os ERPs em nuvem) vêm sendo as melhores opções para lidar com as integrações marketplace e e-commerce.
ERP on-premise vs ERP em nuvem
Os ERPs on-premise são os sistemas locais, implantados nos hardwares das empresas. Ou seja, esses softwares não necessariamente precisam de conexão com a internet para funcionar, já que atuam como um sistema dos computadores.
A instalação pode levar horas ou até dias, a depender do tamanho da empresa e do número de módulos necessários – assim como os usuários que serão cadastrados. Por isso, existe um gasto maior na hora de implementar um ERP on-premise.
Quando as atualizações do sistema são necessárias ou quando a empresa necessita de novos módulos, é necessário passar novamente pelo processo de suporte da fabricante do ERP local e realizar a atualização do sistema junto aos técnicos.
Essa é uma das grandes vantagens do ERP em nuvem, que não precisa do processo de instalação, pois é acessado pela Cloud. Além disso, a companhia não precisa de um servidor físico (hardware) para armazenar seu sistema de gestão.
Quer saber mais sobre ERPs em nuvem? Leia o nosso texto “7 vantagens de um ERP em nuvem”.
Reduza seus gastos com um sistema de gestão empresarial!
Tenha mais controle de sua empresa com um sistema integrado de gestão empresarial projetado para crescer junto com seu negócio: automatizando processos, você conquista uma visão mais abrangente e toma decisões com informações em tempo real.
Com o SAP Business One, você adquire mais autonomia e agilidade na sua gestão empresarial, agrupando todas as áreas do seu negócio em um só lugar. Tenha um sistema de gestão em nuvem moderno e atualizado de acordo com as tendências do mercado, conheça o SAP B1 com a Integrate, empresa SAP Gold Partner.
Clique no link abaixo e baixe o material completo!
