
Sua empresa escolheu instalar um novo ERP, seja como o primeiro software de gestão ou em uma migração, e agora está em busca de uma parceria para implantação do SAP Business One – o sistema de gestão da SAP ideal para pequenos e médios negócios.
Mas, antes de escolher essa empresa parceira, é preciso estar atento a alguns pontos que podem fazer com que sua companhia não opte por um mau caminho e acabe perdendo financeiramente durante esse processo.
Por isso, nós separamos 6 dicas para escolher um parceiro para a implementação do SAP Business One.
1. Planeje antes, durante e depois
Antes de firmar qualquer contrato, faça uma pesquisa minuciosa das opções de empresas que podem oferecer o serviço que você procura, nem sempre o fornecedor mais barato ou mais próximo é o ideal para a sua empresa.
Busque por companhias que se encaixem com a sua visão de mercado e que tenham um bom atendimento ao cliente, isso pode fazer toda a diferença quando você estiver precisando de um atendimento de suporte.
2. Certifique-se de que ele possui conhecimento sobre o seu mercado
Outro ponto muito relevante antes da implantação do SAP Business One por uma companhia parceira é saber se essa empresa entende o seu segmento de mercado e possui algum case de sucesso dentro dele.
Seus parceiros precisam entender o seu negócio, processos e desejos para o futuro. Assim, eles podem te orientar melhor em como utilizar o sistema de gestão empresarial a favor da sua empresa e dos seus objetivos.
3. Busque referências no mercado
Troque com outras empresas parceiras de confiança experiências sobre processos de implementação de ERPs e descubra se elas tiveram um bom processo em outras dinâmicas de parceria.
Mas, na hora de seguir referências, tente pensar se aquilo se encaixa na sua companhia. Algumas vezes, as experiências de outros segmentos e portes podem não ser as ideias para o seu negócio.
4. Tenha clareza sobre quanto pode pagar
Se você tem certeza de que precisa de um sistema ERP, mas não sabe se pode pagar, pergunte sobre os custos por fases. Você pode dividir os custos por um período mais longo, o que pode ser menos estressante para sua equipe.
Como alternativa, pode haver opções de financiamento, como um arrendamento, permitindo que você espalhe os custos do projeto à medida que começa a ver os benefícios do novo sistema.
5. Entenda a metodologia do parceiro
Seu parceiro de ERP deve ter uma metodologia de implementação sólida, que garanta que seu projeto seja executado de maneira suave e rápida. Quanto mais rápido você estiver em funcionamento, maior será a aceitação do usuário e mais cedo você começará a ver o retorno do investimento.
Pergunte ao seu parceiro sobre a abordagem de implementação (se ele não estiver informado sobre isso) para entender como é o relacionamento e quem é responsável. Ao final da discussão, você deve ter um roteiro claro para a implementação do SAP Business One.
6. Pergunte como é o suporte ao cliente após a implementação
No momento em que você entrar em operação com seu novo sistema, seu parceiro de ERP será muito importante para os seus negócios. A função aqui é garantir que seu sistema funcione conforme o esperado para ajudá-lo a atingir seus objetivos.
Certifique-se de entender como é o programa de suporte deles. Como você pode contatar o suporte? Eles podem fornecer treinamento adicional para sua equipe se necessário? Que tipo de recursos de autoajuda online eles oferecem? E que tal uma revisão regular das necessidades do seu negócio?
Seu parceiro deve ser proativo em ajudá-lo a identificar e enfrentar novos desafios à medida que seus negócios mudam.
A Integrate, por exemplo, possui selo Gold Partner da SAP, sendo especialista na implementação do SAP Business One e no desenvolvimento de soluções para gestão de negócios.
Em parceria com a líder mundial em gestão empresarial – SAP, garantindo resultados sólidos para empresas em desenvolvimento e melhorando diversas áreas das companhias como:
- Gestão financeira
- Vendas e gestão da carteira de clientes
- Controle de compras e estoque
- Análise e relatórios
- E muito mais!
Fale com um de nossos especialistas