
Um sistema ERP integra todos os recursos e funções de uma organização, conectando as equipes de TI, vendas, marketing, contabilidade, recursos humanos e outros departamentos.
Se implementado de maneira eficiente, esse sistema permite que todos os colaboradores acessem informações por meio de um navegador ou aplicativo em seus dispositivos móveis.
Contudo, para que tudo isso funcione de forma eficiente, é necessário implementar soluções que contêm Hubs de integração capazes de sincronizar essas informações com precisão.
Por isso, antes de selecionar uma estratégia de integração de sistemas ERP ou um fornecedor, você deve considerar os tipos de ferramentas que deseja incluir, juntamente com o tipo de integração que funcionará melhor para sua empresa.
Pensando nisso, preparamos um artigo que explica o que é um ERP e como esse sistema de gestão empresarial se relaciona com um Hub de integração.
Aproveite a leitura!
O que é um ERP?
Um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) é uma plataforma utilizada por empresas de todos os tamanhos para simplificar e automatizar funções de negócios.
Um dos principais atrativos do software ERP é que ele opera como um hub de dados centralizado para uma variedade de fluxos de trabalho, o que facilita o compartilhamento de insights de dados entre departamentos.
Além disso, eles automatizam processos entre os setores que, normalmente, precisam ser concluídos manualmente, aumentando a produtividade e performance das equipes.
Um ERP pode obter informações de um pedido de venda e enviar automaticamente seus dados financeiros relevantes para o programa de contabilidade da sua empresa, por exemplo.
O que é um Hub de Integração?
Um Hub de integração conecta o software ERP a outros sistemas para garantir que informações consistentes sejam compartilhadas e automatizadas.
É útil porque afeta positivamente os relacionamentos entre o software ERP e os sistemas de outros fornecedores, permitindo que as empresas personalizem e selecionem as ferramentas específicas que desejam ter em suas soluções.
Mesmo que você opte por uma estratégia de ERP mais tradicional, a implementação de um Hub de integração pode auxiliar na otimização de diversos processos.
Quanto maior a sua empresa se tornar e quanto mais avançadas forem as suas soluções de software, maior será a probabilidade de que dados inconsistentes se tornem parte do seu negócio.
Por isso, a integração do software ERP é fundamental para reduzir o potencial de fluxos de trabalho ineficientes por meio de sua centralização de informações.

Os benefícios em integrar seu ERP
Agora que temos uma compreensão básica da integração do ERP e o que exatamente ela faz, podemos abordar mais detalhes.
Vamos examinar alguns dos principais benefícios associados à integração do sistema ERP e como eles podem influenciar positivamente os resultados da sua empresa.
Dados centralizados e processos automatizados
Ter todos os seus dados em um local acessível pode melhorar significativamente os fluxos de trabalhos internos.
Por exemplo: sua equipe de contabilidade não precisaria entrar em contato com a equipe de vendas todos os meses para obter um registro atualizado da receita gerada.
Em última análise, ter os dados disponíveis em um local centralizado facilita os processos de negócios e reduz o tempo que os funcionários gastam esperando informações necessárias para concluir tarefas importantes.
Além disso, a automatização de processos reduz a quantidade de atividades manuais e o tempo de conclusão dessas tarefas.
Visualização do fluxo de trabalho
A maior visualização das tarefas e fluxos de trabalho do seu negócio andam de mãos dadas com a centralização de dados.
Mais do que isso, a integração com um sistema de gestão empresarial permite que os funcionários vejam no que seus colegas estão trabalhando.
Isso pode ser benéfico ao solicitar feedback de um colega de trabalho ou atribuir um nível de prioridade às tarefas.
Se você precisa de um relatório padrão de um gerente, mas vê que eles estão trabalhando em uma solicitação direta do CEO, você pode reduzir o nível de gravidade de sua consulta de acordo com a necessidade, por exemplo.
Redução de erro humano
Como a integração do sistema ERP pode aumentar a quantidade de automação que ocorre ao longo dos fluxos de trabalho de negócios, há uma oportunidade de reduzir o erro humano.
Erros de digitação e e-mails enviados erroneamente podem afetar negativamente seus negócios, portanto, a automação é um grande benefício.
A quantidade de erro humano que ocorre todos os dias é incrível, logo, uma redução nessa taxa pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva.
Mais tempo para projetos complexos
Ao reduzir o tempo gasto em tarefas como entrada de dados, você libera o funcionário para outras tarefas.
Devido à ampla gama de processos que podem ser automatizados, seus funcionários agora terão mais tempo para tarefas essenciais que exigem participação direta, melhorando, assim, a produtividade.